A importância do gerenciamento de resíduos

A importância do gerenciamento de resíduos.

Você sabe o que é gerenciamento de resíduos?
 
O gerenciamento de resíduos é um conjunto de procedimentos  técnicos e operacionais onde são avaliados todos os resíduos gerados na atividade da empresa de forma a fazer uma gestão sustentável . O planejamento, é o principal  foco e visa reduzir a produção de resíduos e destinar adequadamente o que realmente for gerados na atividade. Dentre as etapas esta a identificação a classificação o acondicionamento o armazenamento, tratamento adequado , transporte e destino final dos resíduos.
O documento que assegura o registo de toda essa  ação o Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGR), um documento que  esta embasado em legislações especificas e que assegura o atendimento ao completo manejo dos resíduos, levando em conta suas características e riscos.
 
Vamos avaliar um exemplo, pense comigo
Um hospital gera muitos tipos de resíduos , sendo alguns deles classificados como infectantes, químicos , comuns. Se forem destinados/ descartados de maneira errada podem causar não só grandes problemas ambientais como também para a saúde pública.
Para este caso devemos nos atentar ao Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). A gestão hospitalar é fundamental para que tais problemas não ocorram. A clínica/ hospital precisa se adequar as regras normativas impostas pelos órgãos reguladores, como por exemplo a ONU, CETESB, ANVISA, MMA, entre outros.
 
Qual o PASSO A PASSO para o gerenciamento correto de resíduos?
 
PRIMEIRO PASSO
Este primeiro passo é o mais importante, pois dependerá de você contratar os serviços de uma empresa de referência na área de gerenciamento e destinação de resíduos, do qual oferece ao mercado uma solução técnica sistêmica e focada nas necessidades particulares de cada cliente.
Contratando a empresa certa você não terá nenhum problema seja no momento da coleta, gerenciamento ou destinação final, ou seja, zero dor de cabeça!
 
SEGUNDO PASSO
Entender quais tipos de resíduos são gerados na sua empresa, para que assim seja elaborado o melhor Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGR).
De acordo com a norma 307 da ANVISA, os materiais devem ser separados em:
 
Grupo A (infectantes) – que tenham presença de agentes biológicos que apresentem risco de infecção. Ex.: bolsas de sangue contaminado;
Grupo B (químicos) – que contenham substâncias químicas capazes de causar risco à saúde ou ao meio ambiente, independente de suas características inflamáveis, de corrosividade, reatividade e toxicidade. Por exemplo, medicamentos para tratamento de câncer, reagentes para laboratório e substâncias para revelação de filmes de Raio-X;
Grupo C (radioativos) – materiais que contenham radioatividade em carga acima do padrão e que não possam ser reutilizados, como exames de medicina nuclear;
Grupo D (resíduos comuns) – qualquer lixo que não tenha sido contaminado ou possa provocar acidentes, como gesso, luvas, gazes, materiais passíveis de reciclagem e papéis;
Grupo E (perfurocortantes) – objetos e instrumentos que possam furar ou cortar, como lâminas, bisturis, agulhas e ampolas de vidro.
A partir desse momento a empresa responsável pelo gerenciamento e destinação de resíduos da sua empresa iniciará a elaboração do PGR de acordo com os resíduos gerados:
 
PGR (Plano de Gerenciamento de Resíduos)
PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos)
PGRSS (Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde)
 
TERCEIRO PASSO
Assim se inicia a execução do PGR com a COLETA e SEPARAÇÃO dos resíduos, etapa em que são aplicados métodos de separação dos resíduos de acordo com a classe à qual pertencem.
Aqui na AMBICAMP fornecemos aos nossos clientes, embalagens de qualidade para acondicionamento dos resíduos, com identificação ONU , separação por família química e rastreabilidade completa, a segurança de toda operação de descarte na sua empresa será total. Além disso, os veículos utilizados para a coleta de resíduos são licenciados, preparados e aprovados pelo INMETRO, conduzidos por uma equipe devidamente capacitada e com treinamento em MOPP.
 
QUARTO PASSO
Neste momento ocorre o ARMAZENAMENTO e TRATAMENTO dos resíduos.
No Centro de Triagem (CTA) aqui da AMBICAMP ocorre o  armazenamento dos resíduos, seguindo padrões de qualidade, segurança e meio ambiente (SGI), que garantem ao cliente a segurança e rastreabilidade necessários, desde o armazenamento temporário  até a destinação final dos resíduos gerenciados.
Antes do descarte, esses resíduos deverão receber o devido tratamento que assegure a eliminação das características de periculosidade, a preservação dos recursos naturais e o atendimento aos padrões de qualidade ambiental e de saúde pública.
 
QUINTO PASSO
Enfim chegamos a DESTINAÇÃO FINAL.
As formas mais conhecidas de destinação de resíduos são:
 
Compostagem;
Co-processamento em fornos de cimento;
Reciclagem;
Incineração;
Aterro comum ou lixão;
Aterro controlado;
Aterro sanitário.
 
Qual a importância do gerenciamento e destinação final correta dos resíduos e o quanto a sua empresa colabora com o meio ambiente adquirindo esse serviço?
Destinando corretamente os resíduos, colaboramos para a redução da poluição ambiental, evitando danos à natureza, como a contaminação do solo, poluição urbana e poluição dos mares, lagos e rios; minimizando as chances de proliferação de vetores e doenças, evitando epidemias ou até mesmo pandemias como a que estamos vivendo agora (pandemia da COVID-19). O gerenciamento e destinação dos resíduos de forma assertiva contribui também para a diminuição dos gastos com a limpeza urbana, pois a partir do momento que trabalhamos a nossa consciência ambiental podemos manter a cidade limpa e descartar os lixos nos locais adequados.
 
A AMBICAMP é uma empresa referência na área de GERENCIAMENTO e DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS. Com certificações ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, atua no mercado há 19 anos. Contamos com uma ampla estrutura organizacional adequada as exigências de mercado, focando sempre nas necessidades técnicas de seus clientes e com uma constante avaliação nas novas tendências e exigências legais. Dentre os resíduos que gerenciamos estão: Resíduos do Grupo B (químicos), Grupo A (infectantes) e Grupo D e E contaminados com o Grupo A ou B
 
 
Clique no banner abaixo e entre em contato com a nossa equipe.

Compartilhar Este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Outras postagens
Notícias

A importância do gerenciamento de resíduos

O gerenciamento de resíduos é um conjunto de procedimentos de planejamento, implementação e gestão para reduzir a produção de resíduos e contemplar a coleta, armazenamento, tratamento, transporte e destino final adequado aos resíduos…

E-books

Fornecedores Certificados

As certificações asseguram que a execução do serviço ou fornecimento do produto tenham sempre presentes a excelência da qualidade nos processos ou produtos oferecidos.